Blog: Muito Mais que Seguro

Postado em 16 de jun de 2017

Um minuto de tornado, e mais a enchente, danificaram 1.100 casas


Conjunto de distúrbios climáticos causou graves prejuízos a milhares de pessoas, principalmente nas famílias pobres

A conclusão de levantamentos feitos pela Defesa Civil de São Sebastião do Caí mostram a dimensão dos transtornos e prejuízos causados pelo forte temporal da madrugada de quinta-feira e pela enchente que atingiu a comunidade nos dias seguintes.

Segundo os dados levantados pela Defesa Civil, 1.100 casas tiveram algum tipo de dano devido aos fortes ventos e chuvas, causando transtornos diretos para 4.250 pessoas. No abrigo disponibilizado pela prefeitura no ginásio do bairro Rio Branco, foram abrigadas 52 famílias – mais de 150 pessoas – que tiveram de deixar suas casas devido à destruição e ao tempo frio e chuvoso.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Pedro Griebler, o município vai incluir nos relatórios do decreto de situação de emergência emitido no dia 1º deste mês os danos causados pelo temporal e enchente. “Estamos concluindo a documentação, que será encaminhada para buscar as homologações estadual e federal.” Estarão nos documentos registros das 73 casas destelhadas e de quatro destruídas pelo vendaval, além das 15 empresas que tiveram coberturas e parte de sua estrutura danificada.

“Também temos de mencionar a Escola Municipal Alencastro Guimarães, o Centro Integrado Navegantes, a Unidade Básica de Saúde (UBS) e até a sede da prefeitura. Todos com problemas decorridos do mau tempo, que teve ventos entre 80 e 100 quilômetros por hora durante um minuto. Fenômeno que, segundo Pedro Griebler, pode se considerar um tornado.

O Rio Caí chegou ao pico de 12,80 metros às 6 horas da manhã na sexta-feira, quando se estabilizou e começou a baixar.

A falta de energia elétrica no dia do tornado, e nos seguintes, também prejudicou milhares de famílias e empresas.

Roupas doadas podem ser retiradas no ginásio B do parque
Cerca de 50 pessoas atendidas pelo grupo de apoio Jovens Gideões nas unidades dos bairros Rio Branco e Arroio Bonito, em São Sebastião do Caí, estão trabalhando na separação, classificação e organização dos agasalhos, roupas de camas e colchões recebidos através de doações oriundas de diversas cidades do Estado. O trabalho está sendo feito no ginásio B do Parque Centenário e os donativos já estão a disposição das pessoas atingidas pelo vendaval e a enchente da semana passada.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Neiva dos Santos, a parceria com o Jovens Gideões é fundamental. “Enquanto nosso pessoal da Assistência Social e da Secretaria de Obras estão voltados para auxiliar as famílias que já estão voltando para a casa e também aquelas que continuam no abrigo municipal, o grupo dos Gideões faz esse trabalho que permite um atendimento rápido e de qualidade a quem mais precisa.” Segundo ela, quem quiser buscar roupas no parque deve ir ao ginásio B, fazer o cadastro e pegar uma ficha. “Estamos organizando para que entre o número máximo de 20 pessoas por vez, para que todos possam olhas e escolher as roupas com tranquilidade.”

A secretária destaca ainda que no momento a maior necessidade é de alimentos e material de construção. “Nosso estoque de roupas é o suficiente por hora, mas alimentos e material que auxilie na reconstrução das casas danificadas pelo temporal são muito bem vindos”, completa Neiva.

Doações
Donativos às famílias necessitadas devem ser entregues no Centro Social Egon Schneck, à rua Pinheiro Machado 1110 ou, no final de semana, no plantão da Secretaria de Obras, na avenida Egydio Michaelsen, ao lado da loja CR Mentz.

 

Fonte: Fato Novo

 

Infelizmente as intempéries não enviam aviso prévio. Por isso, é válido garantir assistência para seu lar e estar preparado caso o pior aconteça. A Sustentare oferece Seguro Residencial com ampla cobertura para você. Sabia mais: https://sustentareseguros.com.br/index.php/seguros/residencial