Blog: Muito Mais que Seguro

Postado em 07 de nov de 2016

Porto Alegre tem maior taxa de roubo e furto de veículos do país, diz anuário


Índice é 49% maior que o registrado na cidade de São Paulo, em 3º lugar. Roubo de veículos teve 1.115,7 ocorrências para cada 100 mil carros.

A cidade de Porto Alegre registrou a maior taxa de roubo e furto de veículos entre as capitais brasileiras em 2015, conforme dados divulgados pelo 10º Anuário Brasileiro da Segurança Pública.

A taxa registrada na capital gaúcha foi de 1.610,8 roubos e furtos para cada 100 mil veículos. O índice é 35% maior que o registrado pela segunda capital com maior incidência dos mesmos crimes, Porto Velho (1.195,8), e 49% maior que o registrado em São Paulo (1.080,6).

Não há números de furtos e roubos na capital do Amapá, Macapá, no relatório.

Os dados compilados pelo anuário apontam ainda que a taxa registrada no ano passado para estes crimes na capital gaúcha tiveram um aumento de 21,6% em relação a 2014.
Quando é feita uma análise separada entre o furto – que é a subtração do bem – e o roubo de veículo – que caracteriza-se pela ameaça da vítima – é possível verificar que o crime violento teve aumento maior no número de ocorrências.

Crime violento tem mais ocorrências

Isso pode ser exemplificado pela taxa de roubos de veículos em Porto Alegre, que configura como a maior do país, com incidência de 1.115,7 ocorrências para cada 100 mil veículos.

O aumento deste tipo de crime entre os anos de 2014 e 2015, de 33,8%, o terceiro maior do Brasil, ficando atrás apenas da variação registrada nas cidades de Porto Velho (2º), em Rondônia, e Rio Branco (1º), no Acre.

Já o furto de veículos, que é o crime sem ameaça da vítima, teve aumento de 1% em Porto Alegre no número de ocorrências em 2015, em comparação com o ano anterior.
Ao mesmo tempo em que parece estabilizada, a taxa de furto de veículos em Porto Alegre é a terceira maior do país, com 495,1 ocorrências por 100 mil veículos.

Números da Polícia Civil em 2016

Os dados compilados no anuário nacional se referem a 2015. Em levantamento da Polícia Civil repassado à RBS TV em outubro, a informação era de queda de 10% no crime de roubo de veículos nos primeiros nove meses de 2016 em relação ao mesmo período no ano anterior.

Em números absolutos, foram 6.464 veículos levados, uma média de 23 por dia, ou seja, quase um por hora. Mesmo em queda, os números ainda assustam. Assim como a violência empregada nas ações, uma vez que em 13 dos casos o roubo terminou com a morte das vítimas.

Os dados da Polícia Civil ainda apontam que 48% dos roubos de carros em Porto Alegre aconteceram entre as terças e quintas-feiras, e 47% das ocorrências das 18h à 0h, período no qual os motoristas ficam mais vulneráveis.

Dos dez bairros com maior incidência de roubo de carros, oito ficam na Zona Norte da cidade. Para a polícia, a explicação é simples: a região facilita a fuga dos ladrões para as cidades da Região Metropolitana. O campeão das estatísticas é o Rubem Berta. De cada dez roubos de carros na capital, dois acontecem nesse bairro.

Na sequência aparecem Sarandi, Petrópolis, Itu-Sabará, Passo D’Areia, Floresta, São João, Rio Branco, Navegantes e Cristo Redentor.

 

Fonte: Seguro Gaúcho