Blog: Muito Mais que Seguro

Postado em 19 de abr de 2017

Os benefícios do seguro residencial e os cuidados que se deve ter


O brasileiro não é afeito a contratações de seguros residenciais da mesma maneira que fazem com os veículos automotores. Esta cultura pode encontrar várias explicações tais como: a paixão que temos por carros e pela vulnerabilidade que este bem apresenta diante de um possível sinistro.

Fato é que, apesar de um notável crescimento no setor de seguros residenciais, em comparação com os seguros de veículos conforme acima mencionado tem apelo consideravelmente maior.

Alguns dos fatores pelos quais o seguro residencial não tem a mesma popularidade vem do fato da maioria das pessoas ignorar o procedimento contratual, custo e sua cobertura. Existem pessoas, inclusive, que imaginam um custo alto do prêmio e não admitem sequer conhecer o produto.

Contudo, essa ideia é completamente equivocada, pois o seguro residencial tem uma relação custo-benefício superior ao seguro de veículo senão, vejamos:

Imagine-se morando em uma residência com grande incidência de vendavais, alagamentos ou que exista instabilidade no fornecimento de energia elétrica. Nesses casos, em caso de sinistro uma apólice pode cobrir a reposição de bens e até mesmo a eventual reconstrução do seu imóvel, há um custo de no máximo 1% do valor do bem contra uma variação de percentual de 3% e 9% do valor do veículo.

Acrescenta-se ainda que, o segurado pode escolher as coberturas mais adequadas ao seu perfil, de acordo com as variações que as condições locais e do imóvel apresentarem, por exemplo: Se residem em um apartamento no vigésimo andar, certamente não precisará de cobertura para enchente.

O importante neste caso é ler atentamente o contrato para ter plena ciência das exceções impostas, a fim de que saiba exatamente quais os eventos que estão cobertos.

Há ainda outro motivo para contratar um seguro residencial: A assistência 24 horas que algumas apólices preveem. Este benefício para quem mora sozinho, inclusive, é extremamente interessante, pois os serviços são diversificados quanto encanador, faxineira, chaveiro, consultas em pet shop entre outros.

Apesar da boa relação custo-benefício que os seguros residenciais têm e também pelo conforto e benefícios que algumas apólices oferecem, alguns cuidados devem ser observados na contratação.

O valor segurado deve ser determinado em razão dos custos da reconstrução e reposição de bens que possam ser roubados ou danificados e não tomando como referencial o valor do imóvel, pois ainda que o bem esteja completamente destruído o segurado é proprietário de um terreno, cujo valor não será indenizado.

Várias outras nuances devem ser conhecidas antes da contratação de um seguro residencial, tais como: Diferença entre os valores dos prêmios do apartamento e casa, sendo este mais caro, tendo em vista a condição mais vulnerável aos eventos; seguro de casa veraneio menos em conta do que a habitual; O tipo de construção, se de madeira ou alvenaria, onde a primeira deixa a casa mais suscetível a reparos do que a outra e por fim a localização que  indicará o tipo de evento sujeito a alcançar aquele imóvel.

Decerto, prevenir é sempre o melhor remédio e dispor de mecanismos que possam proteger o investimento feito, às vezes de uma vida, evitam dissabores e arrependimentos futuros perfeitamente sanáveis e a um custo ínfimo considerando o possível sinistro.

Leia atentamente a apólice, saiba exatamente quais são as suas coberturas e benefícios consequentes e aproveite o bem com saúde!

 

Fonte: Jansen Oliveira/Administradores

 

A Sustentare possui um Seguro Residencial com ampla cobertura para você ficar tranquilo. Saiba mais: http://sustentareseguros.com.br/index.php/seguros/residencial