Blog: Muito Mais que Seguro

Postado em 22 de mar de 2017

Gastos de um automóvel devem ser calculadas além das parcelas do financiamento


Se por um lado obter um automóvel é um investimento na qualidade de vida, por outro é uma despesa constante que precisa ser levada em consideração antes da compra. A indústria automotiva investe cada vez mais em tecnologia e inovações para atrair o consumidor, mas para adquirir um automóvel é preciso ter um bom planejamento financeiro para arcar com os custos além das parcelas do financiamento. Veja abaixo as despesas para se pensar antes de adquirir um automóvel.

Pagamento
Quem não possui o valor de pagamento à vista tem a facilidade do financiamento para realizar a compra do automóvel. Porém, é importante analisar com cautela as taxas de juros, os valores de cada parcela, o tempo total da dívida e não comprometer mais que 10% da sua renda. Muitas vezes o valor final do automóvel no financiamento pode custar muito mais do que o valor real do carro. Nesse caso vale também avaliar as vantagens e desvantagens de um veículo novo e seminovo.

Seguro é indispensável
Adquirir um seguro é fundamental para a segurança do automóvel, porém quanto mais atrativo e popular o automóvel mais caro será o seguro. Então, antes de adquirir o automóvel, é interesse fazer algumas simulações para ter uma ideia de quanto será o gasto por mês. Observe também todos os serviços oferecidos e dê preferência ao que realmente será útil para você, pois muita coisa que as seguradoras oferecem podem não ter o seu perfil.

Manutenção e revisões
Para garantir o melhor desempenho do veículo é fundamental manter as revisões em dia, pois elas ajudam a prevenir problemas que podem dar uma dor de cabeça no futuro e causa um buraco maior no seu bolso. Muitas montadoras oferecem programas que incentivam as revisões em dia, portanto vale a pena verificar o que a fabricante oferece no momento. Algumas oferecem vantagens exclusivas que vale a pena serem analisadas.

Combustível
O combustível é um gasto constante que não tem como fugir e é uma preocupação cada vez mais presente para o consumidor. Por isso que cada vez mais as empresas investem em tecnologias que ajudam a reduzir o consumo do combustível. Um exemplo disso é o Novo Aircross da Citröen, que nas versões automáticas oferece o botão eco do câmbio, que ajuda a reduzir em até 5% o consumo de combustível em ciclo urbano. Portanto se você economizar vale uma pesquisa sobre os modelos mais econômicos na categoria do automóvel que você deseja adquirir.

Impostos obrigatório
Todo ano é obrigatório o pagamento do IPVA, que é o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores. O valor é determinado pela Secretaria da Fazenda, que gira em torno de 4% sobre o valor do veículo, ou seja, quanto mais caro o carro maior será o IPVA.

Além disso, também entra para a lista de despesas o DPVAT, que significa Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, que na verdade é o seguro obrigatório. O DPVAT garante às vítimas de acidentes com veículos o recebimento de indenizações, ele deve ser pago à vista com a primeira parcela do IPVA.

 

Fonte: Redação – Agência IN/Foto – Reprodução pixabay.com

 

Como citado no texto acima, fazer um seguro para automóvel é indispensável. Faça simulações com a Sustentare, que possibilita a personalização de sua apólice para atender as suas reais necessidades. Entre em contato conosco: https://sustentareseguros.com.br/index.php/contato