10 itens para analisar na compra de uma casa


Preço, localização, vizinhança, tipo de materiais usados na construção da casa, entre outros fatores que você precisa avaliar antes de assinar o contrato de compra de uma casa.

Comprar uma casa pronta pode ser melhor do que construir, especialmente quando a pessoa tem pressa de mudar para o novo endereço ou quando não há tempo disponível para encarar a árdua tarefa de planejar e executar a construção de uma casa. Mas antes de fechar o negócio na compra de uma casa já pronta é preciso analisar muita coisa no imóvel e abaixo estão alguns dos itens que você precisa atentar.

Localização

A localização da casa é muito importante e deve ser considerado não apenas se o bairro é bom e a rua é tranquila, mas também se isto está de acordo com as suas necessidades de locomoção e logística. É preciso avaliar onde você e as pessoas da sua família trabalham, estudam ou frequentam muito. Que tipo de transporte você usa, entre outros.

A localização é um dos itens mais importantes e considerados por compradores. Muitos optam por imóveis inferiores, desde que tenham uma localização privilegiada. Este também será um aspecto muito considerado quando você for vender o imóvel.

Vizinhança

Ter bons vizinhos é parte também do que chamo localização, pois direta ou indiretamente seus vizinhos irão de alguma forma impactar quer positivamente, quer negativamente a qualidade de vida de uma família. Cuidados com bares, salões de festas, empresas que emitem muito barulho ou sujeira e “residências suspeitas”.

Problemas com vizinhos e vizinhanças é uma causa comum que levam as pessoas a mudarem de casa e nada mais desagradável do que perceber que entrou em uma furada por conta de comportamento alheio. Eu mesmo tive de vender minha casa um ano após a construção e começar tudo de novo em outro terreno, tudo por conta de um vizinho arrogante que valorizava mais os cachorros dele do que a paz e o sossego alheio.

Documentação

Antes de fazer a compra, analise a documentação da casa pedindo uma certidão dela no cartório de registro de imóveis, para isso você precisará do número da matrícula do imóvel. Esta certidão mostra um histórico da casa e sua atual situação. Verifique também na prefeitura se há débitos de IPTU e outras taxas. Na transferência do imóvel geralmente o cartório verifica se há pendências fiscais ou financeira no imóvel e nos vendedores, contudo verifique isso também.

É preciso ter certeza de que não há problemas com o imóvel e assim garantir que a compra seja segura.

Idade

A idade de uma casa é um item importante na avaliação, afinal, uma casa muito antiga pode ter problemas estruturais, sem contar que pode ter sido usado materiais não muito recomendados na construção. Muitas casas antigas usavam barro para assentar tijolos ao invés de argamassa ou não usavam colunas de concreto para a sustentação, entre outros.

A idade da casa pode determinar também o método construtivo, bem como as condições da mesma. É comum que uma casa mais nova esteja em melhores condições que uma muito antiga.

Estrutura

A idade em si da casa não determina se ela tem problemas estruturais, mesmo casas mais novas podem estar inclusive comprometidas por erros estruturais, deterioração, entre outros. Avalie as paredes como estão, telhado, incluindo o madeiramento, infiltrações, piso, entre outros.

Tipo de materiais usados na construção

Ainda falando da estrutura tente avaliar a qualidade ou o tipo de material que foi usado na construção. Muitos visando a economia acabam optando por materiais de qualidade suspeitável e isto pode não ser tão perceptível em casas novas onde os defeitos geralmente não aparecem com tanta clareza. Atente para o fato de que piso ruim vai descascar, gastar e perder aquela película dele. Madeira ruim pode envergar, metais sanitários podem descascar, enferrujar ou até quebrar. Entre outros problemas que surgirão com o tempo.

Planta

Muitos compram uma casa pensando em fazer mudanças na planta posteriormente, como aumento de cômodos, inclusão de mais um banheiro ou quarto e por ai vai. É preciso avaliar se a planta atual permite este tipo de mudança e se ele for feito que impacto causará nos demais cômodos. Também é importante observar o tamanho dos cômodos atuais e as necessidades que terá para acomodar seus móveis. Já pensou o que aconteceria se depois de comprar você se der conta que seus móveis não caberão ali?

Acabamento

O tipo de acabamento usado também é importante na avaliação e como já foi dito acima, materiais ruins tente a apresentar problemas com o uso e com o tempo, mas aqui cabe analisar também como foi executado este acabamento, pois pisos e revestimentos mal colocados tendem a se soltar e mesmo que a qualidade do material seja boa a qualidade do serviço pode comprometer o acabamento como um todo. Forro, reboco, colocação de peças no banheiro, entre outras coisas devem ser analisadas.

Terreno

Depois de ver internamente é importante ver externamente a condição do terreno, como o tamanho total, a área útil dele fora a construção, o espaço que pode ser usado em uma eventual modificação na planta da casa, o desnível do terreno, se houver, entre outros.

O aproveitamento do terreno é um item importante, pois ele mostra não apenas a questão da edificação, mas também espaços extras que podem ser usados para diversos fins, sejam eles de lazer, serviço ou para futuras construções adicionais.

Preço

E por fim o preço que é um dos itens mais determinantes na compra de uma casa. Aqui, além de avaliar se o valor apresentado está dentro do seu orçamento, é importante avaliar se ele está dentro daquilo que o mercado chamaria de preço justo. Para isto avalie outros imóveis na região ou mesmo em outros bairros com as mesmas características a fim de estabelecer uma comparação.

Conclusão

A lista pode ser maior e outros aspectos também podem ser considerados, mas creio que levando em conta pelo menos esses fatores já seja um bom começo para uma boa avaliação da compra e assim evitar possíveis problemas futuros com o seu novo imóvel.

 

Fonte: Casa Dicas

 

Prestando atenção, principalmente, nos itens listados acima você estará no caminho certo para um bom negócio. Após a compra, continue garantindo sua tranquilidade com o Seguro Residencial da Sustentare. Saiba mais: https://sustentareseguros.com.br/index.php/seguros/residencial