Blog: Muito Mais que Seguro

Postado em 24 de nov de 2015

Carta Verde: O que é e qual a sua importância ?


Carta verde é um seguro obrigatório para automóveis em trânsito interpaís dentro da região do Mercosul. Este seguro cobre danos pessoais e materiais causados a terceiros.

Trata-se de, além de uma condição obrigatória, uma proteção muito importante, vista a dor de cabeça que um acidente, seja pequeno ou grande, pode causar em uma viagem.

A carta verde garante a indenização do segurado das quantias a serem pagas à vítima, sendo que a obrigatoriedade deste seguro prevê uma cobertura mínima para danos pessoais e materiais.

O seguro pode ser contratado apenas para o período da viagem e a indenização é paga em modela local (no país da ocorrência).

Portanto, para quem quer cruzar as fronteiras dos nossos países vizinhos, é altamente recomendável que já tenham a carta verde para os dias e

stipulados na viagem (e até uns três dias antes e depois) a fim de garantir o bom andamento do planejamento. Se o viajante deixar para resolver isso na fronteira ou no país destino terá muito mais trabalho.

Os riscos que o viajante corre ao andar de carro nestes países sem sua carta verde:

1) Ser parado em uma blitz ou na fronteira: neste caso, paga-se multa e há a obrigatoriedade do seguro, que só passa a valer após o devido pagamento. Portanto, esta situação acarreta muita perda de tempo;

2) Causar danos materiais e/ou pessoais a terceiros e ao próprio veículo: no caso de sinistro fora do país, a dor de cabeça é ainda maior caso o condutor não possua seguro.

A parte boa é que este seguro é baratinho e pode ser contratado sem muita burocracia. Mesmo assim, recomendamos que o viajante já garanta o seu, pelos menos, um mês antes da viajem. Deste modo, ele garante que tudo estará certinho na hora de partir.

Fale com um corretor da Sustentare Seguros e vá viajar tranquilo!