Blog: Muito Mais que Seguro

Postado em 07 de dez de 2016

Apartamento ou casa à venda: onde morar?


A casa própria talvez seja um dos sonhos mais comuns entre os brasileiros. Entretanto, na hora de realizar essa grande vontade, sempre surge a dúvida: o que procurar, apartamento ou casa à venda? A aquisição de um novo lar é algo muito importante na vida do futuro proprietário, portanto, é importante pensar nas vantagens e desvantagens que cada tipo de imóvel pode oferecer, para que não surjam frustrações com o domicílio no futuro.

Vantagens de casa

Espaço

É normal que as casas tenham um espaço maior do que os apartamentos. Além disso, existe uma enorme tranquilidade para ditar suas próprias regras, ao contrário do condomínio, onde o proprietário precisa lidar com alguns conflitos quando quiser fazer algo “diferente” no lar, como festas e reuniões.

Independência

Uma outra característica importante é a independência do imóvel. O proprietário pode fazer reformas estruturais, como aumentar a cozinha, fazer uma varanda, mais um quarto, entre outras mudanças. Desde que a planta e o terreno do imóvel permitam.

Segurança

Mesmo que a maioria das pessoas pensem que a segurança de um apartamento é maior, nem sempre isso é totalmente verdade. O valor gasto com o condomínio pode ser investido em equipamentos elétricos, serviços de segurança ou patrulha de rua que, no total, podem custar ainda menos que uma taxa condominial. Também existem as casas em condomínios fechados, que geralmente trazem os mesmos itens de segurança que os prédios.

Garagem

Com tantos automóveis espalhados pela cidade, ter uma garagem que é só sua já é uma grande vantagem, não é mesmo? Dependendo da casa que escolher, é possível colocar vários carros estacionados, ao contrário do condomínio, onde existem limitações para a quantidade de veículos de cada morador.

Vantagens de um apartamento

Segurança

A maioria das pessoas que escolhem morar em apartamento defendem que a segurança é uma das grandes influências dessa decisão. De fato esse é um item que deve ser levado em conta, especialmente para quem vai se mudar para um prédio com monitoria e controle de acesso ao edifício.

Tranquilidade

Geralmente, por apresentar regras a serem seguidas, os prédios têm menos barulhos do que as casas (isso com relação às festas realizadas por vizinhos e outros ruídos provenientes da rua). Por outro lado, o prédio também apresenta barulhos comuns, como pessoas andando no andar de cima, possíveis obras que os vizinhos façam, barulhos de porta e móveis sendo fechados (armários, guarda-roupas, entre outros). Mesmo assim, morar em um apartamento pode trazer um pouco mais de tranquilidade com relação aos barulhos.

Lazer

Dependendo do condomínio em que escolher morar, é possível ter um grande espaço para que as crianças brinquem. Além disso, o local passa muita segurança para os responsáveis dos pequenos que, provavelmente, vão querer brincar sempre com seus amiguinhos nas áreas de lazer do condomínio. Piscinas e espaços para atividades físicas e diversão também são comuns.

Boa vizinhança

Outra vantagem do condomínio é ter vizinhos sempre por perto. Com isso, quando precisar de ajuda em algo, poderá contar com eles, na maioria das vezes. É imprescindível tentar ter uma boa relação com todos os vizinhos. Falar bom dia, cumprimentar ao esbarrar no elevador ou corredor, por exemplo, pode fazer com que, aos poucos, você ganhe a simpatia de todos.

Comparando seu perfil com o imóvel ideal:

Normalmente, apartamento é para quem:

• Prefere morar em um lugar com opções de lazer, academia, salão de festas.
• Sente-se melhor em imóveis menores.
• Viaja bastante e quer ficar mais tranquilo com relação à segurança do lar.
• Quer praticidade, já que um apartamento é mais fácil de cuidar.
• Não tem tempo e nem jeito para pensar nas manutenções de um imóvel

Normalmente, casa é para quem:

• Quer liberdade, fazendo suas próprias regras.
• Quer maior privacidade e um espaço maior para morar.
• Gosta de animais de estimação grandes.
• Recebe amigos com frequência para eventos sociais, sem hora pra acabar.
• Gosta de ter plantas e cuidar delas em espaços abertos.

 

Fonte: Correio de Uberlândia

 

Agora que você já conhece as vantagens oferecidas por casa e apartamento, já pode se informar sobre um Consórcio de Imóveis pra começar a investir no seu cantinho. A Sustentare tem uma ótima indicação para você. Saiba mais: https://sustentareseguros.com.br/index.php/seguros/consorcio-de-imoveis.